Certas tarefas são melhor realizadas se a pessoa que for executá-las possuir certas competências. Por exemplo, para que ocorra uma negociação de forma mais efetiva, é necessário que o negociador tenha poder de convencimento e seja comunicativo. Essas capacidades são chamadas de competências.

Porém, em primeiro lugar, para não haver confusão, é importante ressaltar as diferenças entre competências e habilidades. Essas palavras podem ser muito facilmente confundidas por estarem em um mesmo plano semântico, mas, analisando a fundo, elas possuem distinções suaves que fazem a diferença.

 

O que são as competências?

Competências são o que permitem um indivíduo a observar e a responder um problema. Sendo possuidor de certas competências, uma pessoa consegue mobilizar-se para resolver certas situações.

Ao contrário do que se acredita, elas podem ser desenvolvidas e dominadas, o que permite que elas sejam usadas por alguém para a resolução de problemas.

Em função disso, avalia-se se uma pessoa possui certa competência por meio de um exercício de improviso: dá à ela um caso para ser resolvido que ela não esperava, e, caso consiga, significa que ela tem a devida competência.

 

O que são as habilidades?

As habilidades estão ligadas ao ter o potencial de ação, o saber fazer, ter a capacidade necessária para agir. Por exemplo, se uma pessoa sabe interpretar partituras e tocar um instrumento, ela tem essa habilidade, mas, se o toca mal, não é uma musicista totalmente competente.

Com isso, pode-se afirmar que uma competência é formada por intermédio de uma – ou mais – habilidade(s). Porém, podem haver também habilidades que façam parte de competências.

Assim sendo, uma forma de desenvolver competências é por meio do desenvolvimento de habilidades. Essas, por sua vez, podem ser desenvolvidas por meio da aplicação teórica e prática, em uma união entre conhecimento e experiência.

 

Voltando às competências…

Agora que já se conhece um pouco mais sobre as distinções entre competência e habilidade, é interessante listar as principais competências procuradas pelo mercado de trabalho atualmente:

 

Agilidade na tomada de decisões

No mundo tão dinâmico em que vivemos atualmente, ter agilidade na hora de tomar decisões importantes é essencial para um indivíduo crescer no ambiente empresarial. É importante saber tomar riscos e ser rápido quando necessário.

Espírito empreendedor

Ser inovador dentro da empresa, trazer soluções, cuidar da empresa e fazer a diferença é muito importante dentro do meio empresarial. Deve-se ingressar em uma empresa com o objetivo de deixar seu legado nela!

Foco em resultados

O tamanho da tarefa – pequena, média ou grande – não significa nada se não tem-se o resultado que ela deve trazer em foco. No âmbito organizacional, os resultados são mais importantes do que a tarefa em si, sendo eles os indicadores de quais caminhos seguir – e o foco neles é vital.

Resiliência

É inviável, no ambiente organizacional, que alguém, ao errar, desista. É uma competência extremamente necessária de um indivíduo possuir de encarar seus erros e ter coragem e resistência para consertá-los.

Visão sistêmica

É muito importante que o membro de uma equipe possua uma visão geral da empresa, e não apenas fechada em seu círculo de atuação. É ela que impede incoerências dentro da organização.

Empatia

Trabalhar em uma empresa significa trabalhar em equipe. Dessa forma, para que o clima organizacional mantenha-se agradável, é extremamente importante que não se possuam membros inaptos a enxergarem o próximo.

Autoconhecimento

Um membro de uma empresa deve conseguir reconhecer os seus pontos mais fortes e aqueles em que ainda pode desenvolver-se mais. Isso evita que limites sejam cruzados e que busque-se crescimento onde é mais necessário.

Sede de conhecimento

Independentemente da área de atuação, querer buscar conhecimento é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. É por meio do aprofundamento de conhecimentos específicos que um indivíduo fica mais seguro em suas competências e habilidades, e, consequentemente, mais confiante em seu meio de trabalho.

 

Está precisando de pessoas mais competentes e hábeis para a sua empresa?  Entre em contato com a Insight Consultoria para obter um serviço de Recrutamento e Seleção, de Mapeamento de Competências ou de Treinamento e Desenvolvimento totalmente personalizados e de qualidade!

 

Escrito por – Isadora Fontenelle