Quando precisamos falar sobre normas e critérios que definem faixas salariais e sobre progressão de cargos, o Plano de Cargos e Salários é o processo ideal. Ele é necessário para viabilizar a retenção de profissionais de excelência e garantir a coerência entre os cargos, seus respectivos salários e a realidade do mercado externo. Como consequências positivas desse serviço temos um ambiente de trabalho mais justo, melhoria no clima organizacional e também na gestão de custos.

Primeiramente, o Plano de Cargos e Salários nada mais é do que uma estruturação visual dos cargos, salários e funções de uma empresa. É um produto do estudo da organização, seus colaboradores e a dinâmica daquele ambiente, somado a Descrição de Cargos previamente elaborada e vital para a execução do plano. Assim, temos como objetivo informar aos colaboradores os deveres e responsabilidades de cada cargo e definir internamente as políticas de salário da empresa. 

Antes de tudo, não podemos esquecer de coletar os dados da empresa, como a Missão, Visão e Valores, e alguma estrutura de benefícios e níveis de remuneração. Resumidamente, é o material para basear o produto final e identificarmos de onde começaremos. É nessa fase que saberemos mais sobre a Descrição de Cargos, e a partir dela que será possível realizar uma pesquisa salarial.

Na Descrição de Cargos conta-se com a participação dos colaboradores da empresa para a coleta das principais atividades, responsabilidades e requisitos inerentes à função desempenhada, sendo assim possível confeccionar a correta descrição dos cargos propriamente ditos, incluindo os pré-requisitos, responsabilidades e condições de trabalho para cada função. Durante a elaboração do plano de cargos e salários, é feita uma nova análise e validação dos cargos para que sejam encontrados fidedignamente os daquelas funções no Mercado.  

Em posse da Descrição e organograma, é feito um estudo de modelagem de cargos onde  entendemos a dinâmica e equilíbrio de cargos na organização. Em uma tabela pontuamos os cargos atuais, o número de ocupantes real e o número de ocupantes ideal para atualizar o organograma caso haja necessidade. Com esta etapa, podemos encontrar a demanda por  Recrutamento e Seleção também para que a empresa trabalhe com todo seu potencial produtivo.

Após estes processos, a Pesquisa Salarial é feita tendo em base o mercado inserido, porte, ramos e a base nacional de cargos e salários para cada cargo. Esta procura pode ser feita de duas formas: abordando empresas semelhantes e trocando informações ou utilizando de bancos de dados pagos sobre as faixas salariais encontradas no país.

Por fim, junto com os gestores fazemos as alterações necessárias na estrutura salarial da empresa como também elaboramos a política que define os critérios e procedimentos de progressão horizontal e vertical. Ainda sugerimos critérios de promoção, transferências, méritos e recomendações para a própria gestão de cargos e salários pela empresa.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre Plano de Cargos e Salários? Comente abaixo, adoraremos ajudar!

 

– Equipe de Marketing da Insight Consultoria